domingo, 22 de maio de 2011

Desabafos...

Honestidade: o ato, qualidade, ou condição de ser honesto. Isto pode incluir ser a pessoa ou instituição verdadeira em seus atos e declarações, não propensa a enganar, mentir ou fraudar; sem malícia.
Verdade: propriedade de estar conforme com os fatos ou a realidade; exatidão, autenticidade, veracidade.
Sinceridade: qualidade ou condição daquilo ou daquele que é sincero; diz-se daquilo ou daquele em que não há engano, hipocrisia ou fingimento; probidade na intenção ou no falar.
Gostar: achar saboroso. Sentir prazer em; Ter afeição ou amizade por.
Amar: gostar de alguém.
Mentira: é o nome dado as afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres. Dizeres falsos quando não se sabe de tal falsidade e/ou se acredita que sejam verdade, não são considerados mentira, mas sim erros. O ato de contar uma mentira é "mentir", e quem mente é considerado um "mentiroso".
Falsidade: é a característica do que não é verdadeiro.
Omissão: Ato ou efeito de omitir. Falta, lacuna. Falta de ação no cumprimento do dever; inércia; desídia.
Covardia/Covarde: é um vício que, convencionalmente, é visto como a corrupção da prudência, oposto a toda coragem ou bravura. Medroso, poltrão, pusilânime ou ainda ânimo traiçoeiro.
Traição: como uma forma de decepção ou repúdio da prévia suposição, é o rompimento ou violação da presunção do contrato social (verdade ou da confiança) que produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais, entre organizações ou entre indivíduos e organizações.
Decepção  ou desilusão: é o sentimento de insatisfação que surge quando as expectativas sobre algo ou alguém não se concretizam.
Caráter: Conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem (uma pessoa, um povo); Gênio, índole, humor, temperamento. Formação moral, honestidade: homem de caráter.

Fui buscar no dicionário o significado das palavras acima para não cometer nenhuma injustiça.
Diariamente convivemos com essas questões em nossa sociedade. E pior, nos deparamos com uma realidade onde as qualidades positivas, ou nesse caso, onde a formação positiva de caráter de uma pessoa deve ser exaltada, comemorada e exposta como um exemplo a ser seguido.

“O tiozinho do ônibus que encontrou 70 mil reais e devolveu ao seu dono, foi notícia em todos os programas jornalísticos da TV, por sua HONESTIDADE.”
 “Você devolveu o troco a mais que recebeu na padaria, é admirado porque demonstrou ser HONESTO, VERDADEIRO!!!!”
“Você não ficou de castigo porque assumiu que quebrou o abajur de sua mãe, ou seja, não mentiu.”

Muitas vezes aparecem em nossas vidas pessoas assim, honestas, verdadeiras, sinceras... E quem diria? Você é considerado um indivíduo abençoado por ser ou ter uma pessoa assim: quase um verdadeiro artigo de luxo ou seria, como ganhar na mega-sena?
Por que é tão difícil ser, como diziam meus avôs: uma pessoa de caráter?
Por que é tão difícil ser verdadeiro com alguém? Mesmo sabendo que sua mentira logo será exposta?

Antes de tudo, quero esclarecer que não sou perfeita... já menti, já omiti, já fui hipócrita, já traí... e confesso que nunca me senti bem cometendo tais atos, e que também paguei caro por alguns. Bem, não fui covarde em assumir meus erros, e a medida do possível, tentei me corrigir, para principalmente não voltar a cometê-los, nem no âmbito pessoal quanto no profissional.

E vamos combinar, se você mentiu/omitiu com a desculpa de proteger, foi para proteger a si mesmo, não a outra pessoa. A meu ver isso é apenas uma postergação do problema, ou seja, as respostas que você teria que dar naquela hora, serão solicitadas um tempo depois. No final da história, a pessoa que sofreu a omissão se sentirá magoada e traída. A traição por sinal, não vem apenas do ato carnal como a maioria prega, ela também é originada da covardia da pessoa em não dizer a verdade, nem para ela própria, nem àquela tal pessoa que se diz gostar.

Gostar... tai um sentimento que tenho por poucos, porque é algo único, precioso... que não deve ser distribuído a todos, pois poucos são merecedores... o gostar não envolve apenas a afinidade, mas também o confiar. A confiança, um cristal extremamente frágil, por sua vez é alimentada pela verdade, pela sinceridade, pela honestidade. São esses pontos que te fazem gostar, ter amizade, admiração, carinho e até amor por uma pessoa.

Em Planejamento Estratégico aprendi que devemos identificar nossos pontos fortes e fracos, manter os fortes e trabalhar os fracos, revertendo o processo nos tornando, obviamente mais fortes. Será que isso dá certo com falhas de caráter? Não sei... esqueci de perguntar ao professor!

Então você só vai gostar daquela pessoa se ela tiver apenas qualidades positivas?
Claro que não... Não existe ser perfeito!
Mas acho que todos nós buscamos pelo menos as principais características que consideramos essenciais num ser humano, no meu caso, acho que deixei claro quais são!
E se não encontrarmos alguém assim, ficaremos sozinhos, sem amigos?
Sinceramente, como já comentei anteriormente, sou de poucos amigos... Não me importo de conviver com certas falhas, mas sempre espero que no final, a honestidade e a sinceridade estejam presentes como os principais pilares dessa relação.
(In) felizmente só assim sei ser, só assim sei confiar, só assim sei amar, só sei viver assim... Bem, lamento muito por quem não consegue o mesmo, e desejo sinceramente, de todo o meu coração... que o destino nunca lhe traga de volta àquilo que você fez de ruim com alguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário